quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ambrosia.

E aí pessoal, passaram bem o feriado?
Eu aproveitei pr'umas arteirices que vou mostrar depois.
Hoje vim aqui ensinar uma receitinha de um doce caseiro que amo, porém faço pouco pois não dá muito certo com leite de caixinha e por aqui é difícil conseguir outro tipo. E como ganhei, de uma amiga, o leite direto da vaca, voilá...
Receita da época da vovó: AMBROSIA. É um doce muito prático pois não precisa ficar o tempo todo mexendo, é fácil, barato, e uma delícia!

Bora anotar os ingredientes? (gente eu faço sem receita, vou tentar explicar direitinho)

Usei:
2 litros de leite (sem ferver)
2 colheres beem cheias de vinagre
12 ovos
850 grs de açúcar ( + ou - )
cravo e canela a gosto

Coloque o leite no fogo com cravo e canela.















A parte, misture os ovos com o açúcar.


Quando o leite estiver bem morno ( usei o dedo, limpo viu?! rsrs) enquanto o dedo suporte a caloria, acrescente o vinagre e misture; mexendo, coloque os ovos com o açúcar. Pare de mexer e deixe levantar fervura. Quando ferver, o leite vai talhar, formar umas pelotinhas e o soro do leite vai virar a calda do doce.





Aí é só deixar no fogo médio, mexendo delicadamente, só de vez em quando, até o ponto desejado. Lá em casa, a gente gosta da ambrosia moreninha, mas se você preferir mais clarinha é só deixar no fogo menos tempo, ou se preferir mais escurinha é só deixar mais tempo... você decide! Deixe esfriar e coloque na geladeira, hummm...fica uma delícia! 
Se  fizer, me conta o que achou.
Olha aí a minha na hora em que desliguei o fogo.







7 comentários:

Anônimo disse...

Hummm...ja comi muita ambrosia na minha vida, rs
o menina prendada!!
Bjo miga

Unknown disse...

Uia! Deve ser uma delícia. Será que dá para fazer com leite de saquinho? Aqui só encontro caixinha e saquinho no mercado... hehehe

Bjos!

Vera Moraes disse...

Nunca comi deve ser uma delícia...Nhac.Nhac...Moça vim te fazer um ******CONVITE******. Estou fazendo o primeiro sorteio em comemoração aos 3 meses (pouqinho né, rs) do blog AQUI TEM DE TUDO - www.veramoraes.com.br . Passa lá e vejas os presentes que escolhi com o maior carinho para as minhas novas e queridas amigas virtuais. Quero te ver participando heim! Estou te esperando. Bjs!

Vânia Pinho disse...

Oi minha flor...que delícia!!!Eu amo ambrosia...como eu sou da roça, lá o leite é bem gordo e dá pra fazer deliciosamente kkkk...ai meu Deus que saudade da minha terrinha!!!
Então flor...viu que coisa mais fofa a minha máquina??E viu como eu sou metida...já estou até fazendo prendedores de cortina!!!
Preciso muito aprender a costurar para ocupar meu tempo ocioso senão eu piro!!!

bjuss

Vânia Pinho

Vivian disse...

Entao... So lembro da minha vo mesmo!!! hauahuah. Faz pra mim! Vou ai em Resende provar!

Vivian disse...

PS - leite sem ferver é luxo!!!! Aqui a gente so acha aquelas porcarias aguadas!

Vânia Pinho disse...

Amiga...eu não consigo entrar no meu blog e nem as amigas...aparece que meu blog foi removido(os dois)...estou desesperada pois todos os meus trabalhos estão lá.Já aconteceu isso com você?
Meu email é vaniam.pinho@hotmail.com se souber como resolver isso me diz por favor.

bjus e um lindo fim de tarde

Vânia Pinho